quinta-feira, 12 de maio de 2016

~ Meraki


When starting this adventure I came across this word and it meant a lot to me so now, as I decided to create this blog, I had no doubt it should be the title as it literally explains every motive I have to go. 
"Love put into something".
Every step of this pass is full of love, it has been like this since I decided to become a doctor that's who I am and who I wanna be and that's what I am taking with me in this journey to Greece, and what I hope to take with me in every journey of my life.
I am going to be working at a mobile clinic in a refugee's camp at Oinofyta, more a less one hour from Athens, since 19th May until 16th June, and this was the way I found to share with the world this experience.
Before starting this blog I really gave it a thought. Is it necessary? Is it useful? Should I do this or not? After all shouldn't charity be silent? Family and friends asked for it, so they could join this journey step by step. I made up my mind when I remember how I started to think about going... I read testimonies. I read blogs and watched interviews. I read it all and I started to think "Maybe I could be helpful there. Maybe I should go as well. I can't change the world but I can really help someone, right now, right there!" If my words and testimonies as a volunteer inspire one more person to pack and join this journey, to apply as volunteer as well, then this wasn't for nothing. If my words and my blog help someone to understand a little bit better this humanitarian crisis, this awful war, then this was really useful.
So here I am, writing to you all for the first time, still in Portugal but already packing.
Feeling happy and excited but nervous and doubtful as well. 
For now let's see how this goes.

-


Quando comecei esta aventura deparei-me com esta expressão grega e identifiquei-me logo com ela, por isso quando decidi criar o blog não tive a menor dúvida sobre qual seria o título. Esta expressão resume, literalmente, todas as razões que tenho para ir. 
"Pôr amor no que fazemos. " 
Cada etapa deste caminho é feita de amor, e é assim desde o dia em que decidi tornar-me médica. É o que sou e o que quero ser, é o que levo comigo para a Grécia e o que espero levar em cada aventura da minha vida. 
Vou estar a trabalhar numa clínica ambulante num campo de refugiados em Oinofyta, a aproximadamente uma hora de Atenas, desde 19 de Maio até 16 de Junho e esta foi a forma que encontrei de partilhar com o mundo a minha experiência.
Antes de começar este blog pensei seriamente sobre isto. É necessário? Vai trazer algum benefício? Devo escrever sobre isto ou guardar a experiência para mim? Afinal de contas, não deve a caridade deve ser feita em silêncio? A família e os amigos tinha pedido que publicasse estas experiências para que as pudessem acompanhar. Decidi-me a fazê-lo quando me lembrei da razão pela qual comecei a pensar em ir... Os testemunhos que li. Li blogs, entrevistas, tanta coisa que me fez pensar que se calhar a minha ajuda era bem vinda lá, que se calhar as outras pessoas que vão, os voluntários que lá estão, não são "mão de obra" suficiente, apesar de valiosa. Sei que não posso mudar o mundo, mas ler aqueles testemunhos fez me pensar que se calhar posso fazer a diferença agora, lá.
Se as minhas palavras e testemunho como voluntária inspirarem mais uma pessoa a fazer as malas e partir nesta jornada então este blog já serviu para alguma coisa. Se as minhas publicações ajudarem alguém a compreender a crise humanitária que o mundo enfrenta então partilhar esta experiência não terá sido em vão.
Portanto aqui estou, a escrever ainda desde Portugal mas já a preparar as malas.
Sinto-me feliz e ansiosa mas também nervosa e cheia de dúvidas.
Vamos lá ver como corre esta aventura.



Sem comentários:

Enviar um comentário